Olá
Este espaço foi disponibilizado para visibilidade de livros em e-book ou virtuais, sobre a temática desenvolvida pelo fórum.
livro -Diálogos e Experiências sobre Educação do Campo
O presente livro é um produto dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa Formação de professores, práticas pedagógicas e episte￾mologias do professor do campo/no campo (FPEC) – UFRR, nos últimos dois anos. Aqui, discutiremos questões concernentes às atividades didático-pedagógicas do professor do campo, bem como tece￾remos reflexões sobre a atual conjuntura, tendo em vista estabele￾cermos um diálogo sobre o conceito de alternância no contexto dos cursos voltados aos sujeitos do campo, de modo que, a partir do debate ora proposto, possamos estimular/promover uma prática formativa reflexiva e emancipatória. Também, trataremos dos desafios postos a todos que desenvolvem a atividade docente nas áreas do campo, diante de um cenário de incertezas políticas.
livro -Práticas Educativas em Educação no Campo: experiências e reflexões em Tempo de Incertezas
Cada texto que compõe esta coletânea tem uma verve ancorada numa proposta de educação do campo real, a atender de forma eficaz as demandas da realidade roraimense, aliando a busca por uma identidade coletiva do curso com as perspectivas sociais em latência na pós-modernidade. Os autores, professores preocupados com os caminhos metodológicos da formação, debruçam-se pacientemente em torno de suas práticas com o objetivo claro de desvendar o que há nas reentrâncias sociais desses sujeitos advindos do interior do Estado e que, por opção ou não, escolhem a docência como projeto de vida. É tempo de muitas Incertezas para as populações cam￾pesinas, quilombolas, indígenas e tantas outras coletividades que sofrem com a falta de políticas públicas vigorosas. Diante do contexto político que se apresenta, nós, da educação do campo de Roraima, por meio deste livro, chancelamos nossa posição pela luta em prol da população campesina, e na luta há relexão, suor, escrita e o mais importante de tudo, o sonho...
​
Francisco Alves Gomes – Doutorando em Literatura (UnB)
​
Gladys Maria Bezerra de Souza – Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)
livro -educação do campo: da teoria a práxis
O livro “Educação do Campo: da teoria a práxis” é uma obra monumental, que abarca consigo uma significativa contribuição para a sedimentação de novos paradigmas sobre a temática em questão. Seus autores resgatam a história e a memória da luta campesina no país. A oportuna publicação ocorre, justamente, no período em que o Brasil celebra e homenageia o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire, em decorrência de seu centenário.
PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE
Este livro é resultado das marcas das caminhadas dos/das professores/as do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima – UFRR, entre os anos de 2014 e 2015; é um livro cheio de planos e de perspectivas por uma educação que seja capaz de inserir os sujeitos em um existir concreto. É um curso que nasce a partir das lutas de trabalhadores e trabalhadoras que se organizam em fins da década de 90 com o intuito de ofertar aos sujeitos do campo uma escola com potencial capaz de atender as suas especificidades. A Universidade Federal de Roraima consegue em 2010, junto ao MEC, a aprovação deste curso