círculos de cultura
14/12/22
14h – Círculos de cultura
1. Paulo Freire e Escola Pública
Discutir acerca da contribuição de Paulo Freire para uma educação crítica, por meio da construção de uma escola pública democrática, no Brasil em tempos de crise.
clique neste link: https://meet.google.com/ggz-ssnb-xhe
Para participar por telefone, disque +1 307-314-2323 e digite este PIN: 553 199 359#
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Prof. Sérgio Lopes
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Prof. Rodrigo Cocco
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Profa. Karla Colares
2. Paulo Freire e Educação de Jovens e Adultos
O círculo de cultura Paulo Freire e EJA tem como proposta promover o diálogo de experiências freirianas na EJA, mobilizando saberes e fazeres emergentes dos cotidianos escolares, como maneira de disseminar vivências, incentivar a pesquisa e fortalecer a modalidade.
Clique neste link: https://meet.google.com/ias-hrny-rsz?hs=224
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Profa. Fabíola Dantas
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Prof. Sebastião Monteiro
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Prof. Nilton Carlos Teixeira
3. Paulo Freire e Educação do Campo, das Águas e das Florestas
Serão bem-vindos trabalhos que tratem da educação do/no campo, das/nas águas e florestas em espaços formais e não-formais relacionados com as diversas formas de organizações e movimentos sociais, trabalho, culturas e pedagogias.
Clique neste link: https://meet.google.com/rjk-mybn-cjf
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Profa. Edilza Laray De Jesus
4. Paulo Freire em Movimentos Sociais e Ambientes não Escolares
Cultura e educação popular em diálogo com movimentos sociais populares em diversos espaços e contextos sociais formais e não formais.
Clique neste link: https://meet.google.com/aud-fqep-gmn
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Prof. Adrián Fernández
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Profa. Norah Gamboa
5. Paulo Freire, Educação Popular e Pedagogia da Alternância
Reflexões, aspectos conceituais e metodológicos, trajetórias e experiências que tenham a Pedagogia da Alternância e/ou a Educação Popular como eixo para a construção coletiva de ações educativas emancipatórias e o fortalecimento do ensino e aprendizagem em espaços formais ou não formais.
Clique neste link: https://meet.google.com/kvg-hkgf-gya
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Profa. Sheila Mangoli
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Profa. Silvanete Pereira dos Santos
6. Teatro do Oprimido e Pedagogia do Oprimido: reflexões estéticas e educacionais para a emancipação dos sujeitos
O círculo de cultura pretende acolher narrativas que tratem dos saberes tradicionais culturais do campesinato. As performances que entrelaçam conhecimento oral com a vida do homem do campo. O teatro, o teatro do Oprimido, a música popular, as danças circulares, os ofícios artesanais, as construções dialógicas coletivas que situam os sujeitos do campo como protagonistas da cultura popular. O círculo de cultura intenta criar um espaço de diálogos transversais sobre os bens culturais produzidos pelos sujeitos do campo. A territorialidade campesina como espaço plural, diverso e complexo do ponto de vista das produções simbólicas, e todo o bojo representativo disso para a luta por educação e igualdade.
Clique neste link: https://meet.google.com/bxg-mttx-gxj
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Prof. Francisco Alves
7. Paulo Freire e a ecologia dos saberes
Serão bem vindos trabalhos que abordem a pluralidade epistemológica de práticas sociais alternativas, dialógicas e emancipadoras.
Clique neste link: https://meet.google.com/nex-uirr-arx
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Prof. João Henrique Rocha
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Prof. Wemerson Costa
8. Educação e ética em Paulo Freire
Refletir sobre a educação ética e práxis a partir das ideias freirianas em uma sociedade em tempos de obscurantismo.
Clique neste link: https://meet.google.com/bkj-uoax-swk
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Profa. Leila Camargo
9. Educação como prática da liberdade na América Latina: a inclusão do outro
A pandemia da COVID-19 nos trouxe uma mensagem muito direta: ou mudamos nossa forma de relação com a madre terra e entre nós em sociedade ou estaremos fadados a destruição. Nesse chamando, o debate estar em ouvir, respeitar e sentar à mesa do diálogo/ciclo intercultural e inter científico para abrir as portas da academia na inclusão da/o Outra/a na América Latina e no Sul-Sul, a fim de compartilhar conosco experiências no sulear freiriano para nos descolonizar.
Clique neste link: https://meet.google.com/xqk-xuop-acq
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Prof. João Paulino da Silva Neto
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Prof. David Junior de Souza Silva
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Prof. Luciano Magnus de Araújo
10. Formação de professores na perspectiva de emancipação
Formação de professores (as) que reconhece e valoriza os sabores da profissão; formação de professores (as) na perspectiva da Ação Dialógica de Paulo Freire; formação de professores (as) inicial e continuada do Campo, das Águas e das Florestas; experiências e práticas emancipadoras e humanizadoras.
Clique neste link: https://meet.google.com/tfe-pmbe-qya
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Prof. Edilson Albarado
11. Paulo Freire e práticas educativas na educação básica
Experiências e estudos que busquem potencializar as dimensões político, ético e estética do ato educativo e que entendam a escola como espaço privilegiado de (trans)formação.
Clique neste link: http://meet.google.com/fqw-zpmo-zdm
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Prof. Cleudimar Araújo Conceição
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Profa. Jociane Gomes de Oliveira
12. Leitura de mundo, leitura da palavra
Refletir sobre a prática de leitura e escrita na formação de professores partindo do conceito de leitura de mundo explorado por Paulo Freire, bem como propiciar diálogos sobre memórias e vivências da prática docente na Educação Básica e no Ensino Superior.
Clique neste link: http://meet.google.com/dda-mbhi-cqu
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Profa. Moema Esmeraldo
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Profa. Ivete Souza da Silva
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Profa. Iana dos Santos Vasconcelos